Artigos, Noticias

Hipotensão Ortostática: Causas, Sintomas e Tratamentos

Ilustração dos sintomas da Hipotensão Ortostática ao se levantar.

A Hipotensão Ortostática é uma condição médica caracterizada por uma queda súbita e significativa da pressão arterial quando uma pessoa se levanta da posição sentada ou deitada. Os sintomas mais comuns incluem tontura intensa, visão turva, fraqueza e, em casos mais graves, síncope (desmaio). Frequentemente, essa condição está associada a uma disfunção do sistema nervoso autônomo, que falha em regular adequadamente a pressão arterial durante as mudanças posturais.

Opções de Tratamento para Hipotensão Ortostática

O manejo da Hipotensão Ortostática visa, primeiramente, melhorar os sintomas e prevenir quedas. Medidas não-farmacológicas são a primeira linha de abordagem, como aumentar a ingestão de sal e água, usar meias de compressão e levantar-se lentamente. Contudo, quando essas mudanças não são suficientes, o tratamento medicamentoso se torna necessário. Um dos tratamentos específicos para a Hipotensão Ortostática é o uso de medicamentos como o Cloridrato de Midodrina (ex: Midodrine Hydrochloride 10 mg).

Este tipo de medicamento atua como um vasoconstritor, ajudando a elevar a pressão arterial e a mantê-la estável na posição vertical. A decisão sobre o melhor tratamento para a Hipotensão Ortostática é exclusivamente médica. Devido à especificidade desses medicamentos, muitos deles precisam ser importados. Assim, pacientes que recebem essa prescrição devem se informar sobre o processo legal de importação via Anvisa.

Este conteúdo é informativo e não substitui a orientação médica. A decisão sobre tratamentos é sempre do profissional de saúde. Não vendemos medicamentos. Oferecemos assessoria completa para o processo de importação conforme as normas da Anvisa, que pode exigir receita e documentação específica.

Precisa importar medicamentos para Hipotensão Ortostática? Nossa assessoria cuida de todo o processo. Fale com um especialista agora — clique em Solicitar Orçamento.